Como de costume, o YouTube Music saiu na frente e já liberou sua retrospectiva anual. Neste ano, a experiência vai além dos tradicionais cards de estatísticas: a plataforma adicionou um chatbot alimentado por inteligência artificial para analisar seu histórico musical de formas inéditas.
Com a novidade, a revisão de fim de ano deixa de ser apenas informativa e passa a ser interativa, permitindo que o usuário converse com a IA para compreender seu gosto musical por diferentes ângulos — até mesmo de maneiras inesperadas.
IA responde dúvidas sobre seu gosto musical
O novo recurso, chamado “Ask about your listening” (“Pergunte sobre suas reproduções”, em tradução livre), recorre à IA do Google para interpretar seu histórico de execuções. A partir disso, o chatbot consegue responder perguntas diretas, como comparações com o ano anterior, gênero preferido e até qual é o método que você usa com mais frequência para descobrir músicas novas.
A ferramenta também permite consultas mais subjetivas, como sugestões de destino de férias com base no seu gosto musical ou até a escolha de um “animal equivalente” ao seu estilo de ouvir música.
Para quem prefere o modelo clássico, o YouTube Music manteve a retrospectiva tradicional. Ela é exibida em formato semelhante aos stories do Instagram, com pequenos vídeos verticais que destacam dados como artista mais ouvido, faixa favorita, gênero predominante e total de minutos reproduzidos ao longo do ano.
A edição deste ano foi lançada em novembro, portanto as reproduções de dezembro não são consideradas para a retrospectiva. O cronograma adiantado pode ser uma forma de não ofuscar o recurso com o lançamento do Spotify Wrapped, que chacoalha as redes sociais com o histórico de streamings de milhões de usuários.
Como acessar a retrospectiva do YouTube Music?
Para acessar a retrospectiva do YouTube Music, faça:
- Abra o app do YouTube Music no celular;
- Toque sobre o ícone de perfil;
- Vá em “Sua Recap”;
Nesta seção, você pode conferir a retrospectiva tradicional ou trechos específicos, como a música mais ouvida, álbum de fotos musical e suas playlists personalizadas com os hits favoritos do ano.
A distribuição do 2025 Recap acontece gradualmente. O TecMundo teve acesso à versão tradicional da retrospectiva, mas o chatbot de IA não apareceu para a nossa equipe — o que indica que a liberação do recurso pode variar entre diferentes regiões.
Quer acompanhar todas as novidades sobre música, tecnologia e inteligência artificial? Continue ligado no TecMundo para não perder nenhum lançamento.
