Versão antiga do Windows 11 também vai perder suporte junto com o Windows 10

O fim da vida do Windows 10 está próximo, mas a Microsoft também vai descontinuar uma atualização antiga do próprio Windows 11 na mesma data do encerramento do suporte.

A Microsoft confirmou que não é apenas o Windows 10 que chegará ao final do suporte oficial no dia 14 de outubro de 2025. Duas variantes de uma atualização antiga do atual sistema operacional da companhia também perderão atualizações na mesma data.

Como aponta a página de lançamentos do Windows, equipamentos com o Windows 11 versão 22H2 nas modalidades Enterprise, IoT Enterprise e Education também deixarão de receber atualizações. A recomendação é de que os donos dos aparelhos façam o mais rápido possível a atualização para builds como a 23H2 ou a 24H2.

Essas plataformas foram todas lançadas há mais de três anos e, portanto, já serão consideradas defasadas pela companhia — em especial porque o mesmo Windows 11 já foi melhorado algumas vezes por meio de downloads semestrais.

A versão trouxe entre as novidades uma série de alterações no Menu Iniciar e no Explorador de Arquivos, além de novos atalhos no teclado. Mais comuns entre consumidores, as versões Home e Pro do Windows 11 versão 22H2 perderam o suporte em outubro do ano passado.

As opções para conferir o sistema e verificar atualizações no Windows 11. (Imagem: Nilton Kleina/TecMundo)

Para saber qual é a versão do seu Windows, acesse as Configurações do PC, vá “Sistema” e depois em “Sobre”. No item “Especificações do Windows”, confira qual é a atualização atual do seu equipamento. Se preferir, vá direto na opção “Windows Update” dentro das configurações para buscar atualizações e deixar o seu computador em dia com os downloads.

O que acontece com o Windows no fim do suporte?

Computadores desktop ou notebooks que utilizam um Windows fora do período de suporte seguem funcionando normalmente nas funções básicas desse tipo de produto. Vários dos programas de outros desenvolvedores continuarão disponíveis, assim como uma série de recursos básicos do PC.

Depois dessa data, entretanto, os consumidores que continuarem utilizando os aparelhos sem atualizá-los perdem alguns recursos e serviços:

  • os equipamentos deixam de receber atualizações do sistema, o que inclui correções de bugs, novos recursos e otimizações no desempenho;
  • o encerramento envolve também as atualizações de segurança, como sanar eventuais vulnerabilidades que podem ser exploradas por cibercriminosos;
  • ao entrar em contato com o suporte técnico da Microsoft, a pessoa será orientada apenas a atualizar o sistema para a versão mais recente para receber a ajuda necessária;

Por motivos de performance e principalmente segurança, a Microsoft oferece o caso do Windows 10 um ano de assinatura paga do Programa Atualizações de Segurança Alargada (ESU), um pacote de atualizações de proteção digital que amplia a cobertura do sistema por US$ 61 (cerca de R$ 340) no primeiro ano.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima