UpScrolled: conheça o TikTok ‘anticensura’ que começou a bombar nos EUA

A rede social TikTok está passando por problemas nos Estados Unidos. Dias depois de

Um post compartilhado por UpScrolled (@upscrolled)

  • A ferramenta não compartilha dados com terceiros e, no futuro, só vai exibir anúncios aprovados pela própria equipe, sem usar o serviço de empresas como a Google.

Porém, não é possível saber se a onda de downloads do UpScrolled vai se converter em uma base sólida e fiel de usuários. Ele pode se tornar tanto uma rede alternativa para pessoas descontentes, como o Bluesky foi para o X, quanto uma moda passageira movida por curiosidade — caso do chinês RedNote, que bombou quando o TikTok foi banido por um dia nos EUA, mas depois voltou a ser mais usado só na China.

As críticas contra o TikTok

Fora a instabilidade no funcionamento, cada vez mais reclamações apontam para uma suposta censura por parte da nova gestão, que estaria impedindo publicações ou buscas sobre determinados temas.

Os assuntos em questão envolvem críticas ao governo de Donald Trump, como reclamações sobre a atuação truculenta dos agentes de imigração do ICE e a polêmica envolvendo a liberação de arquivos do empresário Jeffrey Epstein

Alguns usuários sugerem também que foram vítima de “shadowban”, prática em que suas publicações são escondidas pelo algoritmo sem um aviso oficial de suspensão e perdem bastante engajamento repentinamente.

Em resposta, o TikTok dos EUA alega que falhas como a dificuldade de postar vídeos foram culpa de um data center que passou por problemas de energia e uma correção já estava em andamento.

Sabia que a Meta vai testar versões pagas e premium de redes como WhatsApp e Instagram? Leia mais nesta matéria!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima