A edição 2025 do Salão do Automóvel de São Paulo, que segue até o próximo domingo (30), está recheada de lançamentos do setor e inovações tecnológicas. Uma delas é o cão-robô Spot, que tem feito sucesso entre os visitantes do estande da Hyundai no evento.
Desenvolvido pela Boston Dynamics, adquirida pela montadora sul-coreana em 2021, o robô de quatro patas realiza diversas tarefas dentro da companhia. É dele a responsabilidade de acessar locais perigosos, aproveitando sua agilidade e sensores inteligentes para o trabalho, evitando expor humanos a riscos.
Spot no Salão do Automóvel de São Paulo
No evento, o pet robô da Hyundai mostra algumas de suas várias habilidades, como equilíbrio e capacidade de navegação em diferentes tipos de terrenos. Os visitantes também podem conferir de perto como ele usa câmeras e sensores para reconhecer e se adaptar ao ambiente.
- Segundo a gigante sul-coreana, o equipamento exige capacitação em inteligência artificial e controle preciso para ser operado à distância;
- Além disso, Spot pode funcionar de maneira autônoma, tomando decisões por conta própria graças à IA que o alimenta;
- Quem vai ao estande da marca acompanha essas e outras funcionalidades, verificando como a tecnologia é utilizada para aumentar a segurança e a eficiência em aplicações industriais e áreas de difícil acesso;
- “Essa abordagem reforça que a tecnologia complementa o trabalho humano, aumentando segurança e produtividade, sem substituí-lo”, afirmou a montadora.
A empresa destaca que a receptividade ao câo-robô no evento tem sido positiva, com os visitantes ficando “encantados” ao se deparar com ele. As crianças são as mais entusiasmadas quando se aproximam do Spot e o veem entrando em ação.
Depois que o Salão do Automóvel de São Paulo 2025 terminar, o robô voltará a realizar seu trabalho na Hyundai, incluindo inspeções e monitoramento de áreas industriais. Destinado ao público corporativo, o equipamento tem preço inicial de US$ 74,5 mil, o equivalente a cerca de R$ 400 mil pela cotação atual, em conversão direta.
Curtiu o conteúdo? Continue acompanhando as notícias no TecMundo e interaja com a gente nas redes sociais.

