A Sony anunciou na segunda-feira (9) sua saída do mercado de gravadores de Blu-ray, encerrando a produção do equipamento que ainda é comercializado no Japão. As últimas unidades serão entregues até o final de fevereiro, como noticiou a Kyodo News.
No início do ano passado, a gigante japonesa deixou de produzir os discos de Blu-ray graváveis destinados aos clientes corporativos, depois de aproximadamente 20 anos. Antes disso, em 2024, ela havia parado a produção da mídia física fornecida aos usuários domésticos.
Por que a Sony parou de fabricar gravadores Blu-ray?
Como detalha a agência de notícias japonesa, a Sony decidiu finalizar a produção dos aparelhos de gravação de discos Blu-ray por causa do streaming. Com a ampla oferta de conteúdos online, os consumidores têm se afastado cada vez mais das mídias físicas.
- No Japão, onde a marca continua a comercializar o produto, as vendas de gravadores Blu-ray atingiram pico de 6,39 milhões de unidades em 2011;
- Já no ano passado, as remessas do dispositivo caíram para apenas 620 mil aparelhos, menos de 10% do que há 15 anos;
- Essa queda brusca teria relação com a enorme adesão aos serviços de streaming, que permitem visualizar conteúdos em qualquer lugar;
- Além da Netflix, outra plataforma com grande número de usuários no país é a TVer, administrada em conjunto por várias emissoras locais.
Dessa forma, a Sony vem reduzindo seus negócios de hardware ao longo dos anos. No mês passado, a big tech anunciou parceria com a TCL para a sua divisão de TVs, com a marca chinesa assumindo a produção dos televisores Bravia.
Como parte da estratégia de acelerar sua expansão, a marca agora tem focado na área de entretenimento, concentrando esforços na produção de filmes e animes. Games e música são outros segmentos para os quais ela tem se voltado.
Reprodutores de Blu-ray seguem em produção
Apesar do fim da produção dos dispositivos utilizados para a gravação de programas de TV, a Sony vai continuar fabricando os reprodutores de Blu-ray, como aponta o relatório. Pelo menos por enquanto.
Além dela, outras marcas seguem investindo nos leitores de mídia física, que fazem sucesso entre os fãs de séries e filmes, principalmente. Com esses dispositivos, é possível assistir conteúdos que nem sempre estão disponíveis no streaming.
Para os entusiastas de gravação em mídias Blu-ray, marcas como LG, Asus e Pioneer ainda disponibilizam tais equipamentos por meio de drives USB. Já os discos graváveis são produzidos por Panasonic e Verbatim.
Continua usando DVD`s e discos Blu-ray para assistir seus conteúdos favoritos ou se rendeu totalmente ao streaming? Comente nos perfis do TecMundo no Instagram e no Facebook.

