RTX 50 Super deve atrasar por forte demanda de IA e crise de RAM

Com o fim da CES na última semana, muitos fãs da Nvidia ficaram com um gosto amargo, afinal de contas a empresa não anunciou a especulada linha da GeForce RTX 50 Super. Informações encontradas no Board Channels indicam que a Nvidia adiou o lançamento desses produtos por conta da atual crise no mercado de eletrônicos e o foco maior em computação para IA.

Uma descrição publicada pelo site VideoCardz, direcionada para parceiros da companhia, aponta que a Nvidia tem três principais motivos para o adiamento das atualizações Super da geração Blackwell. O primeiro e mais óbvio é o fato da empresa precisar ajustar sua capacidade de produção para atender a demanda de GPUs para computação de alto nível.

Com a forte demanda por chips de IA, e

Um post compartilhado por Felipe Vidal (@vidal_felip)

  • Na RTX 5070 Super, o aumento deve ser de 12 GB para 16 GB, enquanto na RTX 5080 Super deve ser de 16 GB para 24 GB;
  • A contagem de núcleos CUDA e o consumo energético também devem aumentar;
  • Um dos objetivos seria colocar a RTX 5080 Super mais perto da RTX 5090 em termos de performance, já que há um abismo na GPU mais poderosa do mundo;
  • A RTX 5090 deve permanecer inalterada e sem mudanças;
  • Até então, era especulada uma correção de preço nos produtos, mas com a crise de RAM é improvável que a Nvidia reduza os valores;
  • Vale lembrar que a marca sempre trabalha em diversas placas de vídeo e muitas delas não chegam ao mercado.

Agora, resta aguardar por mais movimentações da Nvidia, e a janela do fim deste ano ou começo de 2027 faz mais sentido para o lançamento de alguma revisão das GeForce RTX 50. Até lá, a RTX 5080 e a RTX 5090 devem permanecer como os dois modelos mais poderosos para quem quer jogar em 4K.

Quer acompanhar novidades sobre a Nvidia, lançamentos de hardware e tecnologia em geral? Siga o TecMundo no X, Instagram, Facebook e YouTube e assine a nossa newsletter para receber as principais notícias e análises diretamente no seu e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima