Retrospectiva 2025: confira os fatos mais importantes da tecnologia neste ano

O ano de 2025 foi um daqueles em que tantas coisas acontecem que, ao chegar em dezembro, é natural se perguntar se um ou outro ocorrido foi mesmo nessa janela. Na indústria da tecnologia, a sensação é a mesma.

Ao longo dos últimos meses, foram várias as novidades desse mercado, incluindo controvérsias, lançamentos imperdíveis, avanços científicos e mudanças na rotina da população por causa de alguma tecnologia tanto a nível nacional quanto global.

A seguir, o TecMundo reúne alguns dos principais acontecimento de 2025 no setor de tecnologia, com base nos temas que tiveram cobertura em nossos canais e não necessariamente por ordem cronológica. Será que você se lembra de todos eles?

IA é o tema do ano

Do início ao fim de 2025, a inteligência artificial (IA) dominou o noticiário, começou a aparecer (muitas vezes de modo forçado) em serviços e produtos e fez muitas empresas sonharem alto com uma demanda ainda não justificada.

Novos modelos de linguagem poderosos surgiram, alguns em resposta ao lançamento de rivais. O primeiro que fez algum barulho no ano foi

Um post compartilhado por TecMundo (@tecmundo)

No campo do entretenimento, a plataforma de streaming Max voltou a ser HBO Max, mas isso pode mudar de novo em breve. A Warner Bros. foi colocada à venda e, ao menos por enquanto, Netflix e Paramount seguem brigando pela aquisição.

Regulamentações e novas brigas Brasil

Aqui no país, o ano começou com polêmicas: a lei que proíbe o uso de celulares em escolas entra em vigor, assim como o início das medidas de regulamentação de bets.

Além disso, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) trabalhou muito em duas grandes campanhas. Uma delas foi contra produtos não homologados de lojas digitais, incluindo até apreensões em armazéns de lojas online, enquanto a outra envolveu a derrubada de várias plataformas de conteúdo pirata que rodavam em TV boxes.

policia-federal-operação-gatonet-btv-tv-box
Imagem: Reprodução/Polícia Federal

Em aplicativos, o iFood ganha a companha da chinesa Keeta e o retorno da 99Food, com muita polêmica na concorrência entre esses serviços. Já a cibersegurança fica marcada pelos roubos de altas quantias em sistemas do Banco Central.

O 2025 nos games

Foi um ano diferente para o setor de jogos: foram registrados menos lançamentos em hardware, com exceção da chegada do aguardado Nintendo Switch 2 e portáteis como o ROG Ally X.

Além disso, títulos AAA também foram mais raros, com o espaço ocupado por produções com um orçamento menor, mas que fizeram muito barulho. Um dos destaques é Clair Obscur: Expedition 33, grande vencedor e agora recordista em prêmios no The Game Awards.

switch-2-jogos.jpg
Imagem: Divulgação/Nintendo

A Microsoft também foi notícia, mas não pelos motivos que os jogadores gostariam. Os consoles da companhia estão cada vez mais escassos e o Game Pass passou por uma grande reformulação, incluindo o aumento considerável no valor do plano mais completo.

Ciência e mais avanços

Na astronomia, a celebração foi grande com o pouso bem sucedido do módulo Blue Ghost, a primeira missão na Lua de uma empresa privada. Outra aterrissagem comemorada foi a de uma nave que trouxe de volta ao planeta dois astronautas que ficaram meses na Estação Espacial Internacional após problemas no veículo de transporte.

O mundo viu ainda o impacto nas vendas e no uso de medicamentos com princípios como o GLP-1, que ficaram conhecidas por aqui como “canetas emagrecedoras“. Outro tema controverso foi o anúncio de que uma espécie de lobo em extinção foi “revivida” por pesquisadores — uma promessa bem longe do que é a realidade.

 

A computação quântica dá sinais positivos de avanço, graças ao lançamento de novos equipamentos e reduções na taxa de erros dessas máquinas. Além disso, um bebê de menos de um ano é o primeiro paciente de uma terapia de edição genética (CRISPR), o que pode abrir caminhos promissores na saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima