Retrospectiva 2025: confira as 10 notícias mais lidas do TecMundo

O ano foi movimentado para o mundo da tecnologia, com fenômenos astronômicos raros, falhas globais de infraestrutura digital, mudanças importantes em serviços populares e também casos curiosos que chamaram a atenção do público. Entre picos de audiência, instabilidades marcantes de alguns serviços e decisões polêmicas de grandes empresas, alguns acontecimentos se destacaram mais do que outros.

Ao longo de 2025, leitores buscaram respostas para quedas repentinas de serviços essenciais, tentaram compreender fenômenos naturais que dominaram o céu e se surpreenderam com episódios tenebrosos que acometeram a internet brasileira. Foram eventos que complementaram a cultura digital nacional, compondo mais um capítulo na história do país — e, óbvio, também do site.

6. Amazon pagará multa recorde em processo por ‘enganar’ clientes na assinatura do Prime

A Amazon confirmou um acordo com a Federal Trade Commission (FTC), órgão regulador dos Estados Unidos, para pagar até US$ 2,5 bilhões (cerca de R$ 13 bilhões na cotação atual) em multa por adotar “armadilhas sofisticadas” que induziam consumidores a assinar o Amazon Prime.

entrega-de-pacote-da-amazon
A Amazon concordou em pagar uma multa bilionária por persuadir consumidores a contratar o Amazon Prime. (Fonte: Daria Nipot/Getty Images)

5. Google se assusta com IA da China e pede ajuda ao governo dos EUA

O Google pediu apoio ao governo dos Estados Unidos para preservar a segurança nacional e manter o país como referência global em inteligência artificial. O manifesto foi publicado em janeiro deste ano.

4. Lua Rosa acontecerá neste sábado (12); entenda o fenômeno

A chamada Lua Rosa aconteceu em 12 de abril deste ano. No evento, a lua atingiu o apogeu — ponto mais distante da Terra em sua órbita — e, por isso, apareceu ligeiramente menor do que o habitual.

3. Queda na AWS afeta internet global, desde Mercado Livre até companhias aéreas

Uma das maiores instabilidades da internet em 2025 ocorreu em outubro, quando a AWS apresentou falhas e derrubou inúmeros serviços que dependiam de sua infraestrutura. Entre os afetados estavam Mercado Livre, Alexa, Fortnite e companhias aéreas como Delta e United Airlines.

Amazon-Echo-Dot-Max-1000x400.jpg
Quando a AWS caiu, até a Alexa parou de funcionar. (Fonte: Amazon/Divulgação)

2. Record News tem sinal ‘invadido’ e exibe vídeo com mensagem misteriosa

Em julho deste ano, o canal online da Record News foi invadido e exibiu por um longo período um vídeo misterioso. O conteúdo era a creepypasta “The Wyoming Incident”, numa referência quase metalinguística a invasões de transmissões televisivas.

Que bizarro! A transmissão da Record no YouTube foi interrompida por mensagens muito estranhas. Aconteceu na noite desta segunda-feira (29). A emissora ainda não se pronunciou oficialmente sobre o fato. pic.twitter.com/8P5a3tiz0t

— Fernanda Salles (@reportersalles) July 30, 2025

1. Sites fora do ar: Cloudflare derruba ChatGPT, X, Canva e outros

A notícia mais lida do ano nem faz tanto tempo assim — sendo publicada em novembro. O texto relatou a queda do Cloudflare, falha que afetou diversos sites e aplicativos, incluindo X, ChatGPT e o DownDetector, provocando instabilidade global.

Cloudflare
Quando a Cloudflare caiu, o mundo foi para a internet entender o que aconteceu. (Fonte: Getty Images/Sundry Photography)

Quer acompanhar mais destaques do ano e ficar por dentro das maiores notícias de tecnologia? Siga o TecMundo nas redes sociais e não perca as próximas atualizações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima