A Microsoft está se preparando para lançar, ainda no primeiro semestre de 2026, o Windows 11 versão 26H1, edição do sistema operacional que não será oferecida para todos. A atualização tem como foco os computadores equipados com os chips Snapdragon X2 de última geração.
Além dos novos processadores com arquitetura ARM da Qualcomm, que aparecem em alguns modelos apresentados durante a CES 2026, o update deverá contemplar, também, os dispositivos alimentados pela plataforma N1X. Esta última é desenvolvida por meio de parceria entre a Nvidia e a MediaTek.
O que se sabe sobre o Windows 11 versão 26H1?
Construída em uma plataforma de codinome “Bromine”, a nova versão do Windows 11 para dispositivos com processador Snapdragon X2 traz modificações essenciais para o funcionamento desses PCs. Ela começou a ser testada em novembro do ano passado com um grupo de usuários inscritos no programa Windows Insiders.
- Trata-se de uma atualização completa do sistema operacional da gigante de Redmond, porém destinada a computadores com hardware específico;
- Basicamente, a compilação terá os mesmos recursos disponíveis no Windows 11 versão 25H2, disponibilizada para o público em geral, já que ambas coexistirão no mercado;
- Apesar das semelhanças, há certas diferenças entre elas, que atendem aos requisitos dos processadores ARM;
- O update inclui otimizações para que o usuário aproveite o alto desempenho, a maior eficiência energética e o suporte a recursos de IA oferecidos pelos novos chips Snapdragon X2.
De acordo com o Windows Central, a atualização deve começar a ser lançada entre o final do primeiro trimestre e o início do segundo, com a chegada dos primeiros notebooks usando Snapdragon X2 (Elite e Plus) às lojas. Opções como os já anunciados modelos da Asus e da HP deverão estar entre os que terão acesso ao software na estreia.
Usuários da versão 25H2 do Windows 11 não receberão a atualização, como informado anteriormente. Dessa forma, as pessoas interessadas em conferir as melhorias do Windows 11 26H1 terão que adquirir um dispositivo equipado com a plataforma de última geração da Qualcomm.
Continue acompanhando o TecMundo para mais informações sobre o Windows e outras novidades do mercado de tecnologia.
