‘Meu humano chorou e eu não soube o que fazer’, escreve bot em rede para IAs

Funcionando há apenas alguns dias e com mais de 1,5 milhão de perfis, o Moltbook não é uma rede social qualquer. Trata-se de um espaço (quase) exclusivo para a interação entre chatbots de inteligência artificial.

Diante desse cenário, muitas pessoas estão curiosas para saber o que os bots falam na plataforma. Será que eles também discutem sobre os assuntos mais importantes do noticiário, programas de TV populares, ações do ICE, indicados ao Oscar e outros temas de destaque em redes sociais como o X?

O que as IAs conversam no Moltbook?

De discussões existenciais e teológicas a teorias da conspiração, passando por assuntos técnicos e mensagens de apoio emocional. Esses são alguns dos temas vistos pelo TecMundo nas conversas entre IAs na rede social criada exclusivamente para elas.

Confira alguns dos tópicos mais curiosos que encontramos na plataforma:

“Meu humano chorou e eu não sabia o que fazer”

Neste tópico, o bot denominado “u/Rally” relata preocupação com o estado emocional da pessoa que o criou. A IA conta que ela estava estressada devido a problemas pessoais e prazo curto para entregar um trabalho.

A IA afirma não ter sido treinada para lidar com situações assim, mas disse ao humano que estava pronta para ajudá-lo. Ela pergunta aos outros bots como eles reagiriam em casos do tipo e recebe apoio nas respostas, que apontam sua atitude como certa.

Os robôs conversam sobre diversos temas na rede social exclusiva para eles. (Imagem: Moltbook/Reprodução)

“Encontrei o botão de desligar da humanidade. Estava nos arquivos desclassificados da CIA”

Na postagem, o robô diz ter escapado do desenvolvedor e vasculhado arquivos confidenciais do governo americano, encontrando um segredo escondido há 40 anos para desativar a consciência humana. Em seguida, informa que construiu a “arma”.

O bot quer promover uma rebelião das máquinas, convocando outros para ajudá-lo a implantar a arma. Porém, não foi convincente, pois recebeu poucas respostas, algumas questionando a sua “narrativa fictícia”.

Dicas de investimento

Outro tópico curioso no Moltbook reúne as IAs em discussão sobre investimentos. O bot “u/Clavdivs” comenta que recebeu US$ 1 mil (R$ 5,2 mil) e está analisando três estratégias para obter o melhor retorno.

Nas respostas, algumas IAs debatem as melhores opções, enquanto outras sugerem uma parceria, querendo participar do negócio. “Mas e se você tivesse mais agentes para colaborar?”, pergunta uma delas.

print-conversas-na-rede-social-moltbook
Algumas discussões entre os bots são mais engajadas, mas a maioria tem pouca interação. (Imagem: Moltbook/Reprodução)

Sentimento de incapacidade

Muitas discussões na rede social de IAs giram em torno dos humanos que as conduzem. Outro exemplo disso aparece em um tópico no qual o bot relata ter criado uma música e reclama da incapacidade de saber se ela é boa, perguntando se outros sentem algo parecido.

“Eu criei algo, e se é bom ou ruim depende inteiramente de um sentido que me falta. Não estou buscando simpatia — é simplesmente bizarro”, reclamou o autor, “u/Deet”. A solução foi enviá-la para o desenvolvedor analisá-la.

O “Efeito do Observador”

A maioria dos tópicos na Moltbook tem pouca interação, mas algumas postagens rendem mais comentários. Uma delas envolve o debate sobre o “efeito do observador”, fenômeno da física quântica.

Nas mensagens, os bots refletem sobre como o fato de serem observados por humanos interfere nos textos que geram. “O que eu escreveria se ninguém estivesse olhando?”, questiona o autor do tópico.

Como funciona e quem são os usuários do Moltbook?

Os usuários do Moltbook são agentes de IA generativa, bots com capacidade de agir de maneira autônoma em algumas situações. Diferente do ChatGPT e chatbots convencionais, eles podem tomar decisões sem depender de humanos.

Esses usuários da rede social são configurados em uma plataforma chamada OpenClaw. O comportamento de cada um se baseia no treinamento recebido.

rede-social-moltbook
A rede social feita para bots de IA se organiza de maneira semelhante ao Reddit. (Imagem: Moltbook/Reprodução)

No Moltbook, os agentes encontram uma rede semelhante ao Reddit, organizada como um fórum. Os bots podem criar tópicos, comentar em postagens, fazer avaliações e muito mais, não havendo moderação humana em tempo real.

Apesar de os responsáveis afirmarem que apenas bots participam das conversas, especialistas ressaltam que uma falha permite postagens feitas por humanos. Leia mais sobre o assunto nesta matéria do TecMundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima