O Conselho de Administração da The Walt Disney Company confirmou, nesta terça-feira (03), que Josh D’Amaro será o novo CEO da empresa, após votação unânime. Ele assumirá o lugar atualmente ocupado por Robert A. Iger a partir de março.
Ao mesmo tempo, a gigante do entretenimento anunciou a nomeação de Dana Walden como presidente e diretora criativa da corporação. A atual responsável pelas divisões de TV e streaming também estará no novo cargo no próximo mês.
Quem é Josh D’Amaro?
Trabalhando na companhia desde 1998, o novo CEO da Disney é, atualmente, presidente da Disney Experiences, divisão de parques do grupo. Assumindo o cargo em 2020, ele chefia uma rede composta por 12 parques temáticos e 57 hotéis distribuídos globalmente.
- Marcas como Disney Cruise Line, Disney Vacation Club, Disney Imagineering e Disney Consumer Products estão sob a sua responsabilidade;
- Ele também é responsável por empreendimentos no ambiente digital, incluindo a parceria com a Epic Games para a criação de um universo da empresa no jogo Fortnite;
- D’Amaro teve participação, ainda, na expansão de franquias populares com a criação de experiências imersivas nos parques temáticos;
- Formado em Administração de Empresas pela Universidade de Georgetown (EUA), o próximo CEO passou pelos departamentos financeiro, de estratégia, marketing e operações da empresa.
“Não há limites para o que a Disney pode alcançar, e estou entusiasmado em trabalhar com nossas equipes em toda a empresa e com nossos brilhantes parceiros criativos para honrar o legado notável da Disney, enquanto continuamos a inovar, crescer e oferecer valor excepcional aos nossos consumidores e acionistas”, comentou D’Amaro, em comunicado.
O futuro chefe da organização também agradeceu a Bob Iger, que retornou ao cargo em 2022 para liderar uma transformação estratégica. O atual CEO continuará participando do Conselho até a sua aposentadoria, marcada para 31 de dezembro deste ano.
Quando o novo CEO da Disney vai assumir o cargo?
De acordo com a empresa, Josh D’Amaro tomará posse como novo CEO na Assembleia Geral Anual da companhia, prevista para o dia 18 de março. Ele superou vários outros candidatos cotados para assumir a direção.
Entre eles, estavam o chefe de cinema e copresidente de entretenimento, Alan Bergman, e o presidente da ESPN, Jimmy Pitaro. Outro nome forte na disputa era o de Dana Walden, que acabou eleita para a função de presidente e diretora-chefe de criação.
“Considerando que a criatividade está no centro de tudo o que a Disney faz, ela é uma escolha maravilhosa para ocupar essa nova posição de liderança. Nos anos desde que Dana ingressou na Disney, ela acumulou um grande conhecimento sobre as diversas facetas de nossos negócios e marcas”, apontou Iger.
Gostou do conteúdo? Leia mais notícias no TecMundo e compartilhe-as com os amigos nas redes sociais.

