Hackers podem controlar sua casa inteligente abusando de brechas no Gemini, aponta pesquisa

Basta um convite para um evento no Gmail para comprometer uma casa inteligente gerenciada pelo Google Gemini. Pesquisadores da Universidade de Tel-Aviv descobriram um método de prompt injection que explora fragilidades no ecossistema do Google para assumir o controle de dispositivos interconectados da residência, do assistente virtual Gemini e até do celular da vítima.

Ter dispositivos inteligentes em casa oferece praticidade ao dia a dia. Luzes, cortinas, tomadas, interruptores e eletrodomésticos modernos podem ser gerenciados por hubs como o Google Home. Contudo, ao estender esse controle para o ambiente digital, amplia-se também a superfície vulnerável a ataques cibernéticos — e foi isso que os pesquisadores Ben Nassi, Stav Cohen e Or Yair mostraram no estudo “Invitation Is All You Need! Tara for Targeted Promptware Attack Against Gemini-Powered Assistant”.

  • Leia também:

O paper completo está disponível publicamente. Na página oficial do estudo, há uma descrição mais direta sobre as descobertas.

Quer ficar por dentro das últimas descobertas sobre segurança digital e inteligência artificial? Siga o TecMundo nas redes sociais e acompanhe nossas atualizações diárias sobre tecnologia, privacidade e o futuro da automação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima