Guia de tecnologia para não se perder na trilha ou quando descer uma montanha

Fazer uma trilha, subir as montanhas, ir para uma casa no meio do mato e até mesmo para uma cachoeira é ótimo para se conectar com a natureza. No entanto, é bem fácil ficar perdido nesses lugares se você não tiver a orientação certa, ou simplesmente se for deixado para trás pelos seus amigos.

É pensando nisso que o TecMundo elaborou uma lista de seis aparelhos tecnológicos para não se perder no mato, em uma viagem, ou quando for acampar e esquecer de dizer aos amigos para onde foi. O guia é amplo o suficiente para abordar itens como GPS, rastreadores, e até soluções bem simples, como lanterninhas úteis.

1. GPS portátil

Assim como deveria ser em toda viagem mais complexa, como em uma montanha ou ilha, ter um GPS confiável em mãos é indispensável. Por mais que os smartphones de hoje sejam bem atualizados, um GPS dedicado sempre vai ser superior, afinal de contas ele é projetado para um único propósito: não te deixar perdido.

Esses aparelhos são construídos para aguentar o tranco, então podem cair de grandes alturas, bater na pedra e não rachar, cair na água, e até mesmo suportar calor intenso. Internamente, esses dispositivos usam múltiplos sistemas de satélites, como o próprio GPS, GLONASS e Galileo, além de registrarem seus passos, caso você saia do roteiro de viagem.

Um GPS profissional pode ser muito caro, mas é um daqueles investimentos que pode salvar a vida de alguém (Imagem: Garmin/Divulgação)

Como são muito completos, os GPS portáteis são caros, principalmente os de marcas, como a Garmin, referência no assunto. Porém, se você não quer ficar mais perdido que criança no mercado durante sua trilha, é bom ter um na mochila.

2. Apps de Navegação Offline

Embora o GPS portátil seja óbvio, também precisamos falar dos clássicos aplicativos de navegação nos smartphones. Pense nele como um grande plano salva-vidas, mas jamais confie totalmente nas funcionalidades de um aparelho celular, independente de quanta propaganda a marca daquele dispositivo faça.

guia-de-equipamentos-tech-para-não-se-perder-no-mato
O software AllTrails é outro bem popular entre os trilheiros que não desejam se perder durante a caminhada (Imagem: AllTrails/Divulgação)

Há algumas opções nativas em determinados smartphones, e apps bem conceituados nas lojas da Play Store e App Store. Logo de cara, ao pesquisar por esses softwares, o GPSvc é um dos primeiros que aparecem, com 4,8 estrelas nas avaliações, plataformas específicas como o Wikiloc e GAIA GPS são excelentes para baixar mapas topográficos detalhados com curvas de nível, e descobrir trilhas.

3. Mensageiro de emergência via satélite

Como trilhas, montanhismo e outras idas até a natureza geralmente têm sinal de internet precário, os mensageiros satelitais de emergência são uma alternativa muito importante. Diferente do celular, eles se comunicam diretamente com constelações de satélites, e isso pode salvar sua vida em uma situação de risco.

checkin-mobile.jpg
Na hora da compra, é bom assegurar que o dispositivo adquirido tem boa cobertura no Brasil (Imagem: Spot X/Divulgação)

A parte mais legal desses dispositivos é que alguns deles podem ser configurados para enviar pontos de localização em intervalos de tempo regulares para alguém de confiança. 

Versões como o Garmin inReach Messenger até permite enviar mensagens via SMS e email, e muitos possuem um botão de SOS, que contata autoridades de resgate para te tirar do sufoco.

4. Um bom power bank

Por mais que a indicação de um power bank seja também muito óbvia, muitos aventureiros iniciantes ou esquecidos não colocam seus carregadores portáteis na bolsa. Além de servir para recarregar a bateria do smartphone, também ajudam na recarga do GPS, e outros dispositivos, como alguns tipos de lanterna que possuem conector USB.

Xtorm.jpg
Power banks para aventura geralmente são bem resistentes e rugosos (Imagem: Xtorm/Divulgação)

Uma alternativa são os power banks solares, mas eles são mais caros e às vezes demoram muito tempo para atingirem um nível razoável de carga. 

A melhor indicação é de modelos com mais de 20 ou 30 mil mAh, dependendo de quanto tempo você vai se aventurar no mato, e buscar por produtos com certificação IP67, com resistência contra água e poeira.

5. Lanterninha

A lanterna é outro item indispensável, afinal de contas muitos desses passeios duram algumas boas horas, e de repente já escureceu. Ter uma boa lanterna em mãos pode te ajudar a encontrar o caminho de volta para casa, e principalmente auxiliar durante a caminhada em um local escuro e desconhecido.

guia-de-equipamentos-tech-para-não-se-perder-no-mato
Lanternas de cabeça são perfeitas, pois deixam as mãos livres para se locomover ou realizar alguma atividade (Imagem: Lee Valley/Divulgação)

O ideal nesses casos é as headlamps, ou seja, lanternas de cabeça. Esses itens podem ser facilmente encontrados, mas se você quer uma real aventura, opte por modelos um pouco mais carinhos, que tenham mais de 300 lumens, modo piscante para chamar a atenção durante um resgate e modo de luz vermelha.

6. Rádio comunicador

Muito comum nos comerciais de brinquedos e filmes de Hollywood, os walkie-talkies são reais e podem ser bem úteis. Por aqui no Brasil a gente chama esses produtos simplesmente de rádios comunicadores, e é uma tecnologia que opera de “de ponto a ponto”, geralmente em grandes distâncias, dependendo da qualidade do produto.

R-dio-Comunicador-Baofeng-777s_1.jpg
Atualmente os rádios comunicadores funcionam de maneira analógica e digital (Imagem: Aofeng/Divulgação)

Esses dispositivos funcionam por canais, então são ideais para grupos que vão se aventurar e todos podem se comunicar bem, mesmo que estejam a quilômetros de distância. 

Quer acompanhar novidades sobre equipamentos tech, sugestões de compra e tecnologia? Siga o TecMundo no X, Instagram, Facebook e YouTube e assine a nossa newsletter para receber as principais notícias e análises diretamente no seu e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima