Efeito iPhone 17: Apple cola na Samsung em vendas de celulares

Com o bom lançamento da linha iPhone 17, a Apple conseguiu se aproximar da Samsung em termos de participação no mercado mobile. Uma pesquisa da consultoria IDC aponta que as boas vendas da série de smartphones fez com que a Maçã ficasse apenas 0,8% atrás da sua principal concorrente neste último trimestre.

Como indica o levantamento, a Apple conquistou uma participação de mercado de 18,2%, logo atrás dos 19% da Samsung nos últimos três meses. Esses números representam vendas até melhores do que o mesmo período em 2024, revelando um aumento de 2,9% para a Apple e 6,3% para a Samsung.

Ao todo, a Samsung já vendeu 61,4 milhões de smartphones, e a Apple fica um pouco atrás, com 58,6 milhões de unidades vendidas. Em termos técnicos, esses números formam basicamente um grande empate, mas a companhia sul-coreana lidera mesmo nos números absolutos.

Clientes continuam trocando de iPhone graças a certas melhorias da Apple (Imagem: Apple)

Além dessa forte disputa entre a gigante norte-americana e a sul-coreana, os chineses vêm forte nas próximas colocações. Logo na terceira posição, a Xiaomi detém 13,5% de participação de mercado, enquanto a Transsion (dona da Infinix) fica com seus 9%, e a Vivo conta com 9%. Motorola, Google, Honor e Oppo se dividem entre os mais de 30% restantes de market share (fatia de mercado).

Pré-vendas ajudaram a Apple

O motivo para os fortes números da Apple tem relação direta com o número de pré-vendas dos novos iPhone 17. Como o terceiro trimestre acabou faz pouco tempo, a contabilização do IDC considera muito mais as pré-compras do que as compras realizadas após o lançamento, que ocorre no momento de virada do trimestre.

  • A agência explica que melhorias de hardware e software animaram os consumidores a continuarem comprando os iPhone 17;
  • Oportunidades como a do iPhone Update Program e opções de financiamento também proporcionaram os clientes a realizarem as pré-vendas;
  • Por enquanto, não há impactos tão perceptíveis em relação à aplicação das tarifas recíprocas da administração Trump;
  • Contudo, o preço do iPhone 18 e os futuros Galaxy S26 devem aumentar por conta dessas taxas de importação.

Do lado da Samsung, o interessante aumento no número de vendas tem relação direta com seus smartphones dobráveis mais novos, como os Galaxy Z Flip 7 e Z Fold 7. O próximo trimestre também pode ser favorável para a sul-coreana, tendo em vista a chegada do seu primeiro dobrável de três telas.

Para mais informações sobre smartphones e o mercado de grandes marcas do mundo mobile, fique de olho no site do TecMundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima