O aguardado e misterioso dispositivo de hardware da OpenAI só deve ser lançado em 2027. A informação consta em documentos judiciais fornecidos pela empresa na disputa de marca pelo nome “io”, conforme apurou o Wired.
A disputa da OpenAI em questão é contra a iyO, empresa de acessórios inteligentes que utiliza a voz como principal forma de interação com o usuário. O processo se arrasta desde o ano passado.
Em razão do processo, a OpenAI optou por remover materiais publicitários relacionados ao anúncio do dispositivo. Entre eles estava o vídeo de apresentação que chamou atenção ao reunir Jony Ive, responsável pelo design do projeto, e o CEO da empresa, Sam Altman, discutindo a proposta por trás do novo gadget.
Segundo Peter Welinder, vice-presidente e gerente geral da OpenAI, a empresa decidiu abandonar completamente o uso do nome “io” — e qualquer variação semelhante — em publicidade, marketing ou na venda de dispositivos físicos baseados em inteligência artificial. O novo nome ainda não foi revelado.
Projeto foi adiado para 2027
Nos documentos, Welinder afirma que a OpenAI agora possui uma visão mais clara sobre o cronograma de desenvolvimento do acessório. De acordo com ele, o lançamento está previsto apenas para o fim de 2027.
Anteriormente, a empresa planejava divulgar mais detalhes sobre o gadget no segundo semestre de 2026, mas até o momento nenhuma nova informação foi confirmada oficialmente.
O protótipo ventilado na web consiste em um acessório sem tela, com interações majoritariamente feitas por voz. O dispositivo poderia ser usado sobre uma mesa e funcionar em conjunto com um celular ou computador.
Até agora, a OpenAI não desenvolveu nem mesmo a embalagem ou materiais de marketing relacionados ao produto, reforçando que o projeto ainda está em uma fase relativamente inicial.
Quer continuar acompanhando os bastidores da OpenAI, inteligência artificial e as próximas apostas do mercado de tecnologia? Siga o TecMundo no Instagram, X, Facebook e YouTube e fique por dentro das principais novidades.

