A OpenAI contratou o desenvolvedor do OpenClaw, Peter Steinberger. O anúncio foi feito pelo CEO da empresa, Sam Altman, em uma publicação no X no último domingo (15).
“Peter Steinberger está se juntando à OpenAI para impulsionar a próxima geração de agentes pessoais”, escreveu Altman. “Ele é um gênio com muitas ideias incríveis sobre o futuro de agentes altamente inteligentes interagindo entre si para realizar tarefas muito úteis para as pessoas”, completou.
- Leia mais: OpenAI demite executiva contrária ao lançamento do “Modo adulto” do ChatGPT por discriminação sexual
Apesar da contratação, o OpenClaw continuará existindo como projeto de código aberto. A ferramenta será mantida por uma fundação e passará a contar com suporte da própria OpenAI.
O OpenClaw ganhou popularidade recentemente por permitir a criação de agentes de IA altamente personalizados. A plataforma possibilita adicionar diferentes habilidades aos assistentes virtuais, expandindo suas capacidades, além de oferecer liberdade para escolher o grande modelo de linguagem (LLM) preferido.
Contrato mantido sob sigilo
Os detalhes da contratação, como cargo e remuneração, não foram divulgados. Ainda assim, a movimentação reforça que a disputa por talentos no setor de inteligência artificial segue intensa. Ao trazer Steinberger para seu time, a OpenAI evita que concorrentes como Meta ou Google incorporem o desenvolvedor ao próprio ecossistema.
Para acompanhar os bastidores da corrida das inteligências artificiais e as movimentações das gigantes do setor, siga o TecMundo no site e nas redes sociais.

