Versão com capacidade de raciocínio semelhante aos humanos e até o momento teórica da IA, a inteligência artificial geral (AGI) poderá ajudar as pessoas a terem mais filhos, diminuindo os problemas relacionados à desaceleração do crescimento populacional. É o que acredita o CEO da OpenAI, Sam Altman.
Participando do podcast People by WTF na última quinta-feira (14), o executivo disse que a queda na taxa de natalidade, principalmente entre a população mais jovem, é um problema real. Dados do Centro Nacional de Estatísticas de Saúde dos Estados Unidos (NCHS) apontam que a taxa de fecundidade do país caiu 21% desde 2007, com a tendência de baixa devendo continuar nos próximos anos.
Como a superinteligência ajudará na formação de famílias maiores?
Segundo Altman, a versão mais poderosa da inteligência artificial permitirá alcançar as condições necessárias para que as pessoas voltem a ter mais filhos, quando estiver disponível. Atualmente, é comum deixar a formação de famílias em segundo plano para focar na estabilidade financeira.
- Durante o programa, o chefe da desenvolvedora do ChatGPT disse que a AGI contribuirá para um mundo em que “as pessoas tenham mais abundância, mais tempo, mais recursos, potencial e habilidade”;
- Ou seja, a tecnologia será capaz de assumir a realização de tarefas no lugar dos humanos, deixando as pessoas com mais tempo livre para outras atividades como, neste caso, criar os filhos;
- O CEO também afirmou que a IA se tornará uma ferramenta mais útil à medida que progride, deixando a sociedade mais rica e resultando em mais apoio social;
- Para ele, as próximas gerações serão muito mais capazes de lidar com os bots inteligentes do que a atual, conseguindo fazer “coisas que não podemos imaginar”.
Vale destacar que o executivo se tornou pai recentemente e planeja passar a habilidade de usar a tecnologia para seus herdeiros. Ele comentou, ainda, que o ChatGPT o auxiliou bastante nas primeiras semanas após o nascimento do filho, tendo utilizado a ferramenta com frequência no período para tirar dúvidas.
Além de Altman, outros entusiastas da tecnologia já se mostraram preocupados com a baixa taxa de natalidade, como Elon Musk. O bilionário defende que as pessoas tenham mais filhos, argumentando que o colapso populacional pode se tornar um grande perigo para a civilização.

Quando a AGI estará disponível?
Não existe consenso em relação a quando a superinteligência artificial estará disponível. Enquanto alguns especialistas defendem que a IA com capacidade intelectual superior à dos humanos vai demorar a surgir, outros acreditam que ela aparecerá antes do que se espera.
A organização sem fins lucrativos AI Futures Project, por exemplo, afirma que a AGI chegará até o final de 2027. No entanto, a entidade ressalta que a tecnologia poderá representar perigo para a humanidade, especialmente se conseguir automatizar seu processo de desenvolvimento, criando versões de si mesma cada vez mais poderosas.
Curtiu o conteúdo? Leia mais notícias no TecMundo e não se esqueça de compartilhá-las com os amigos nas redes sociais.