AMD volta atrás e confirma que Radeon RX 5000 e 6000 manterão suporte

Nos últimos dias, a AMD criou uma confusão ao revelar indiretamente que não ofereceria mais suporte completo para placas com as tecnologias RDNA 1 e RDNA 2. Após um alvoroço na comunidade de hardware, a gigante vermelha voltou atrás e revelou que as séries Radeon RX 5000 e RX 6000 vão continuar com seus drivers.

Tudo começou em uma publicação oficial da empresa que revelava que somente as Radeon RX 7000 e RX 9000 ganhariam novos drivers de otimização para jogos. Indiretamente, a empresa estava excluindo suas duas gerações anteriores, embora não as mencionasse nominalmente.

Depois, a companhia confirmou para alguns veículos internacionais que as Radeon RX 5000 e RX 6000 entrariam em “modo de manutenção”. Esse modo não faz com que as GPUs parem de funcionar, mas os modelos não receberiam mais drivers de otimização para novos games, somente atualizações de segurança e reparos eventuais.

Placas destinadas para Full HD e QHD se tornaram muito populares nos últimos anos (Imagem: AMD)

Agora, a companhia confirmou que essas GPUs não vão mais entrar nesse modo de manutenção. Em uma nova publicação, a AMD aponta que essas GPUs vão continuar a receber novos drivers de otimização para games lançamento, assim como as atualizações de segurança prometidas.

AMD conteve uma crise?

Em outras palavras, a AMD mudou sua rota para evitar prejuízos e um bando de gamers furiosos com a marca. Pode até ser que o anúncio oficial tenha sido um erro de comunicação interna, e a empresa daria um tiro no próprio pé ao encerrar o principal suporte de GPUs antigas assim.

  • O modo manutenção significa que produtos da AMD já entraram em um ciclo de fim de vida, e rapidamente vão se tornar obsoletos;
  • Para a AMD, essa seria uma movimentação muito arriscada, visto que um dos lemas da empresa é a longevidade de seus produtos;
  • Modelos como as Radeon RX 6000 são relativamente recentes, e chegaram entre 2020 e 2021 ao mercado global;
  • Inúmeros modelos fizeram sucesso no mercado brasileiro, como as Radeon RX 6600 e a Radeon RX 6700, ambas dos segmentos de entrada e intermediário;
  • Também houve o anúncio de que o conector USB Tipo-C da Radeon RX 7900 iria deixar de ter suporte;
  • Apesar da notícia para quem é dona dessas GPUs, não seria surpresa ver que esses produtos realmente vão entrar no modo de manutenção daqui a cerca de um ano.

Seja como for, donos das Radeon RX 6000 ainda têm uma gordura para gastar com seus produtos, enquanto as Radeon RX 5000 já ficam bem mais atrás em performance. Um dos grandes destaques na AMD em 2025 é a boa série Radeon RX 9000, que traz um preço interessante e desempenho destacado.

Quer acompanhar novidades de placas de vídeo, outros componentes de hardware e tecnologia? Siga o TecMundo no X, Instagram, Facebook e YouTube e assine a nossa newsletter para receber as principais notícias e análises diretamente no seu e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima