Amazon é investigada após drone de entrega romper cabo de internet

A Agência Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) abriu investigação contra a Amazon após um drone de entregas da empresa romper um cabo de internet durante o trabalho. O incidente aconteceu no último dia 18, em Waco, cidade que fica na região central do Texas.

Em outubro, a gigante varejista passou por um problema semelhante, quando duas de suas aeronaves não tripuladas colidiram com um guindaste de construção nas proximidades de Phoenix, no Arizona, levando à suspensão temporária do serviço na região. O caso também foi alvo de apuração das autoridades federais.

Como aconteceu o incidente?

Imagens obtidas pela CNBC mostram o drone MK30 da Amazon levantando voo do pátio do prédio de um cliente em Waco, após realizar a entrega, quando uma de suas hélices se enrolou no cabo de internet. O fio foi cortado e, na sequência, o motor do dispositivo parece desligar.

Segundos depois, a aeronave inicia a manobra de pouso, lentamente, chegando intacta ao solo, exceto por pequenos danos em uma das hélices.

O incidente ocorreu por volta das 12h45 e não registrou feridos, de acordo com a reportagem. A big tech disse que o rompimento do cabo não resultou em quedas generalizadas do serviço de internet na área.

Ainda conforme a empresa, o drone realizou um “pouso contingente seguro”, se referindo ao procedimento que leva o MK30 a interromper o voo diante de condições inesperadas.

“Pagamos pelo reparo do cabo e pedimos desculpa pelo transtorno”, informou a gigante do e-commerce à publicação.

O serviço de entregas por drone da Amazon ainda não está disponível no Brasil. (Imagem: Amazon/Divulgação)

Iniciado em 2022, o serviço de entregas por drone da Amazon é capaz de enviar encomendas até a porta do cliente em menos de uma hora, nas áreas atendidas, incluindo livros, celulares e outros produtos menores e leves. A companhia planeja entregar 500 milhões de pacotes em cada aeronave, por ano, até 2030.

Em formato de hexacóptero, o MK30 é a adição mais recente ao serviço Prime Air. Projetado para reduzir os ruídos e mais leve que os anteriores, ele tem sensores que detectam e evitam obstáculos no ar e em solo, com os clientes devendo manter distância de 3 m para que a entrega seja concluída.

Curtiu o conteúdo? Continue acompanhando o TecMundo e interaja com a gente nas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima