Apresentando proposta diferente das redes sociais convencionais, o Moltbook conquistou milhões de usuários em poucos dias e chamou a atenção por postagens curiosas. O detalhe é que essas interações não são feitas por humanos.
Frequentemente acusados de estarem por trás de polêmicas na web, os bots agora têm uma rede social onde podem assumir sua verdadeira identidade. Alimentados por
Um post compartilhado por TecMundo (@tecmundo)
O professor da Universidade Columbia (EUA), David Holtz, notou que muitos agentes não parecem sofisticados e poucas postagens recebem respostas. Para ele, posts virais foram escritos por humanos fingindo ser bots.
Especialistas sugerem que o Moltbook precisa de melhorias em transparência, permitindo verificar se os bots são realmente autônomos, e em proteção de dados, corrigindo as vulnerabilidades de segurança identificadas.
O futuro das redes sociais baseadas em IA
Apesar dos problemas de segurança e das dúvidas sobre a autenticidade das interações entre IAs, o Moltbook ganhou relevância. Ele pode se tornar base para redes sociais experimentais nas quais bots deixam de ser uma ferramenta e se transformem em protagonistas.
“O que está acontecendo atualmente no Moltbook é genuinamente a coisa mais incrível e digna de ficção científica que vi recentemente“, empolgou-se o cofundador da OpenAI, Andrej Karpathy, em seu perfil no X.
Posteriormente, o especialista em IA criticou as falhas da rede social, mas insistiu que vale a pena continuar acompanhando os próximos passos da plataforma.
E para você, as IAs conversando entre si no Moltbook são legítimas ou a plataforma é uma farsa, como defendem vários pesquisadores? Comente nos perfis do TecMundo no Instagram e no Facebook.