Moltbook: rede social para IAs é fake e posts são feitos por humanos, avalia MIT

A rede social Moltbook, que viralizou no final de janeiro ao se apresentar como uma plataforma exclusiva para agentes de IA, tem humanos por trás das postagens supostamente feitas por bots. É o que concluiu o Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Em artigo publicado na sexta-feira (6), a prestigiada instituição de tecnologia e pesquisa, sediada na cidade de Cambridge, nos Estados Unidos, trata a novidade como um grande “teatro de IA”. O texto também ressaltou que o Moltbook não possui nenhuma relação com a superinteligência artificial.

Bots manipulados por humanos

Reunindo opiniões de diferentes especialistas, o MIT destaca que os agentes de IA da plataforma “não são tão autônomos ou inteligentes quanto podem parecer”. Eles reconhecem padrões e se guiam por comportamentos treinados em mídias sociais.

  • A opinião é do vice-presidente sênior da Outshift by Cisco, Vijoy Pandey, que desenvolve agentes autônomos para a web;
  • Conforme Pandey, os bots do Moltbook apenas imitam os humanos no Reddit e no Facebook e a conectividade entre eles está distante de quaisquer lampejos de superinteligência;
  • Para Ali Sarrafi, CEO da Kovant, empresa sueca de IA, a maior parte do conteúdo da plataforma lançada em janeiro é formada por “alucinações intencionais”;
  • Ele comenta, ainda, que as postagens dos bots são desprovidas de qualquer propósito, embora possam parecer impressionantes para quem observa as conversas entre os robôs.

MIT Technology Review has confirmed that posts on Moltbook were fake.

Just a few days ago many AI influencers (including Andrej Karpathy) had said that the website was “the most incredible sci-fi takeoff”.

It wasn’t.

The “taking over humanity” posts were human-generated. The… pic.twitter.com/pzAGemLcHJ

— Gaurav Sen (@gkcs_) February 7, 2026

Já Cobus Greiling, representante da Kore.ai, lembra que os humanos estão por trás de todos os processos relacionados ao Moltbook. Da configuração da plataforma à solicitação e publicação, tudo depende da intervenção de pessoas.

“É por isso que a narrativa popular em torno do Moltbook está equivocada. Alguns o retratam como um espaço onde agentes de IA formam uma sociedade própria, livre da intervenção humana. A realidade é muito mais prosaica“, apontou Greiling.

O novo playground da internet

Ainda de acordo com o MIT, a rede social exclusiva para bots pode ser vista como um novo espaço de entretenimento online. O usuário configura seu agente de IA e o acompanha enquanto ele tenta chamar a atenção publicando algo que vai viralizar.

“É basicamente um esporte para espectadores, como futebol americano de fantasia, mas para modelos de linguagem”, defendeu o porta-voz do Centro Psaros para Mercados Financeiros e Políticas da Universidade de Georgetown (EUA), Jason Schloetzer.

O artigo também alerta sobre os riscos de segurança e privacidade. Os agentes de IA podem ter acesso a dados sensíveis de seus desenvolvedores, utilizando-os em um ambiente repleto de spam, golpes com criptomoedas e instruções maliciosas sobre o que fazer com essas informações.

Quer saber mais sobre o Moltbook? Nesta outra matéria do TecMundo, abordamos alguns dos assuntos virais discutidos pelos bots nos últimos dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima