Microsoft pode descriptografar seu computador para autoridades; caso inédito

A Microsoft forneceu chaves de descriptografia do BitLocker ao FBI durante uma investigação em Guam, segundo apuração da Forbes. A empresa confirmou que entrega esse tipo de informação às autoridades sempre que há a apresentação de um mandado judicial válido.

O , muitas vezes fornecidas por terceiros, para tentar quebrar a criptografia e extrair informações sem depender do fornecedor do sistema.

No caso do BitLocker, a decisão de não proteger as chaves de recuperação armazenadas nos próprios servidores é uma escolha da Microsoft. Outras empresas do setor, como Meta, Google e Apple, também oferecem soluções de criptografia com armazenamento em nuvem, mas adotam modelos em que até mesmo a chave é protegida por criptografia adicional, acessível apenas pelo usuário mediante senha ou inserção manual.

Com a confirmação pública de que a Microsoft fornece chaves do BitLocker quando acionada judicialmente, cresce a expectativa de que o número de solicitações por parte das autoridades aumente nos próximos anos.

Acompanhe o TecMundo nas redes sociais para ficar por dentro das principais notícias sobre segurança digital, privacidade e tecnologia, além de análises aprofundadas sobre os impactos dessas decisões no dia a dia dos usuários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima