Após a LG revelar a chegada da sua primeira TV com tecnologia Micro RGB, a Samsung confirmou que lançará mais desses modelos ao longo de 2026. Em um comunicado, a gigante sul-coreana aponta que planeja abranger ainda mais o portfólio de produtos com esse tipo de display para estabelecer um novo padrão para telas premium em casa.
A companhia aponta que a demanda dos consumidores por melhorias na qualidade de imagem impulsiona esse anúncio, e por isso continuará investindo nesses modelos premium. Essas novas televisões serão lançadas com variantes de 55, 65, 75, 85, 100 e 115 polegadas, para contemplar diversos públicos.
Inclusive, esses lançamentos terão como base a TV de Micro RGB lançada pela Samsung em agosto, na Coreia do Sul. O modelo, disponível somente na Ásia e com tamanho gigantesco de 115 polegadas, foi o primeiro desse tipo a ser lançado pela companhia, e deve chegar ao mercado global em breve, como nos Estados Unidos.
O VP Executivo do Negócio de Visual Display da empresa, Hun Lee, explica que o aumento do portfólio será responsável por tornar filmes, esportes e programas de TV em experiências mais envolventes.
“Ao expandir a linha para 2026, estamos estabelecendo uma nova categoria premium com tamanhos que cobrem toda a gama de espaços modernos de convivência, mantendo nossos mais altos padrões de imagem”, explica.
Micro RGB é a próxima evolução das telas
O Micro RGB chega como a próxima evolução em tecnologias de retroiluminação nas televisões modernas, e pode ser o novo grande competidor do OLED. A inovação descarta o uso de luzes brancas e utiliza tecnologia de LEDs individuais muito pequenos, com menos de 100 µm de tamanho, nas cores do espectro RGB (vermelho, verde e azul).
- Um dos grandes destaques é o controle individual de cada LED, que faz com que a luz do fundo gere qualquer tonalidade diferente;
- O resultado é um espectro de cores muito mais amplo e preciso, já que não depende de nenhum fundo de luz branca;
- Em cenas que o conteúdo está mais opaco, a tecnologia pode aumentar as cores, por exemplo;
- A grande diferença para outros painéis e telas está justamente nessa maior fidelidade de cores, mas o OLED ainda deve apresentar tons de preto melhores;
- Em TVs Samsung, esse Micro RGB será controlado por meio de um motor de IA próprio;
- O chip conseguirá analisar cada quadro do conteúdo exibido em tempo real para decidir sobre a saída de cores e tornar a imagem mais realista;
- A versão de 115 polegadas conta também com taxa de atualização de 144 Hz, suporte ao HDR10+ e alto-falante com Dolby Atmos.
As novas TVs de Micro RGB da Samsung ainda não têm data de lançamento, mas serão formalmente anunciadas durante a CES 2026, em janeiro. Vale notar que o modelo de 115 polegadas é extremamente caro, e vale quase US$ 30 mil (cerca de R$ 150 mil em conversão direta).
Quer acompanhar novidades sobre televisões, monitores, lançamentos e tecnologia? Siga o TecMundo no X, Instagram, Facebook e YouTube e assine a nossa newsletter para receber as principais notícias e análises diretamente no seu e-mail.
