Lançado em 1986 nos Estados Unidos, o livro IT: A Coisa ajudou a consolidar ainda mais a fama de Stephen King como o grande autor de terror da literatura contemporânea. Em um de seus livros mais extensos, o escritor conta a história de um grupo de crianças
Macroverso de King traz brechas nas quais vivem criaturas horríveis
Para entender os eventos de IT: A Coisa e Bem-Vindos a Derry, também é preciso entender o conceito que King chama de Todash. Nas obras do autor, ele é conhecido como o vazio não-dimensional que existe entre os diversos universos existentes — ou seja, é como se o Macroverso tivesse vários “buracos” na intersecção entre seus elementos.

Ele é a casa de várias criaturas horrendas e extremamente poderosas, que podem “vazar” para realidades adjacentes através de fissuras que surgem do contato entre diferentes realidades. É assim que o monstro que ficou conhecido como Pennywise parou na Terra, e como várias ameaças vistas em A Torre Negra se espalharam.
Em IT: Bem-Vindos a Derry, no livro e em suas adaptações anteriores, as crianças de Derry não estão enfrentando diretamente a criatura de outra dimensão. O palhaço assassino é somente uma representação psíquica que ela escolheu para assombrar suas vítimas, enquanto seu corpo verdadeiro, com formato de aranha, se esconde no subterrâneo.
O conceito de Todash é bastante explorado no conto O Nevoeiro, no qual a tentativa de abrir um portal interdimensional falha. Com isso, muitas das criaturas que vivem no espaço vazio chegam à Terra, provocando o grande desastre e a neblina estranha que domina boa parte do Maine.
Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!
