Os videogames são uma das formas de entretenimento mais populares do mundo, e não é à toa que essa se tornou uma das indústrias mais lucrativas. Nos últimos anos, até jogos educativos passaram a contribuir com o aprendizado de crianças e jovens; inclusive, alguns jogos de ciência são usados como atividades escolares.
De acordo com uma especialista da Universidade Carnegie Mellon, B. Reeja Jayan, até jogos populares como Minecraft podem servir como ferramenta educacional, pois são fáceis de aprender e capazes de ensinar conceitos científicos avançados.
- Descubra: de seres alienígenas: os Kerbals. O grande destaque do jogo é justamente a fidelidade aos princípios de física e astronáutica.
Você precisa montar foguetes peça por peça, calcular a quantidade de combustível, planejar o empuxo, definir os estágios de separação, lançá-los em órbita e assim por diante. Ou seja, a mecânica da aventura segue as leis da gravidade, com órbitas elípticas e demais conceitos da dinâmica no espaço.
Não é à toa que o jogo foi adaptado para uso pedagógico em escolas, em uma versão não oficial chamada KerbalEdu.
Como é um título mais complexo, ele é mais indicado para adolescentes ou crianças um pouco maiores. Kerbal Space Program também não é gratuito, mas pode ser encontrado para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X/S e computadores.
Brinquedos também usam a tecnologia para estimular lógica, criatividade e curiosidade. Quer saber mais? Confira opções de brinquedos tecnológicos para crianças. Até a próxima!