Data centers: as infraestruturas estão causando problemas em várias cidades

A OpenAI e a Oracle anunciaram na última terça-feira (22) planos para adicionar mais 4,5 GW de capacidade ao projeto Stargate, que poderá chegar a 10 GW em data centers de IA e US$ 500 bilhões (R$ 2,78 trilhões pela cotação do dia) em investimentos. A iniciativa objetiva manter os Estados Unidos na luta pela liderança em inteligência artificial.

A ampliação do programa inclui a construção de

Instalações com um alto consumo de energia elétrica dependem de autorização especial do governo para funcionar. Segundo a reportagem, pelo menos sete dos 21 pedidos feitos no ano passado ao Ministério de Minas e Energia (MME) foram de data centers.

data-center-de-ia-em-area-rural
Normalmente, os data centers de IA são erguidos em áreas distantes dos centros urbanos. (Imagem: Getty Images)

Qual é o local ideal para construir um data center?

A localização da instalação impacta diretamente a eficiência, a sustentabilidade e o custo da operação, exigindo uma análise ampla para a tomada da decisão, como destaca o site Data Center Knowledge. Aspectos como latência, resistência a desastres naturais, conectividade e eficiência energética devem ser considerados.

Um dos principais fatores é a proximidade aos hubs de telecomunicações e rotas de fibra óptica, o que pode ter influenciado na escolha de Caucaia, situada perto de cabos submarinos de internet. Já as regiões frias diminuem a exigência de sistemas de resfriamento potentes, enquanto a existência de fontes de energia renovável reduz o impacto ambiental.

Em geral, as grandes estruturas são instaladas em áreas distantes dos grandes centros urbanos, até mesmo pela possibilidade de expansão. Porém, o Smart Cities Dive afirma que construir esses empreendimentos em áreas populosas pode trazer vantagens.

Além do uso inteligente do espaço, aproveitando subsolos de edifícios, e de evitar desmatamentos, a estratégia resulta em menor custo de infraestrutura e no reaproveitamento do calor gerado pelos servidores, direcionando-o para aquecer água e ambientes em construções residenciais próximas.

Curtiu o conteúdo? Continue no TecMundo e não se esqueça de compartilhar as notícias nas redes sociais com os amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima