A Valve atualizou silenciosamente as políticas de publicação da Steam e passou a restringir certos jogos adultos na plataforma. A mudança afeta conteúdos que possam violar as regras de processadores de pagamento, como Visa, Mastercard e PayPal, o que levou à remoção de diversos títulos considerados explícitos.
- Leia também:
“Na verdade, eles não odeiam a censura. Detestam perder o controle das narrativas. Se um jogo é gay, transgênero ou muito ‘estranho’, eles não se importam em vê-lo desaparecer. Mas vão reclamar se um jogo com peitos de anime for removido da lista”, concluiu o ex-desenvolvedor.
Jogos com temáticas controversas na Steam já renderam até crimes hediondos no Brasil
Apesar de não estar suficiente claro como as novas diretrizes vão funcionar na Steam, ou até mesmo se elas são fortemente influenciadas pelas grandes instituições financeiras, é fato que um filtro extra nos jogos da plataforma é bem-vindo.
Recentemente, tivemos um crime gravíssimo no Brasil, em que um adolescente de apenas 14 anos teria assassinado os próprios pais, além de seu irmão, enquanto dormiam.

Segundo informações, o crime pode ter sido incentivado por um jogo chamado The Coffin of Andy and Leyley — que está disponível na Steam e traz temas bem controversos, como terror psicológico e tabus de todos os tipos, incluindo incesto, canibalismo e mais. O Voxel preparou uma reportagem completa sobre o assunto e você pode conferir tudo no link abaixo!
- Leia também: The Coffin of Andy and Leyley: Conheça o jogo que influenciou o assassinato de uma família, segundo a polícia
Você acredita que plataformas como a Steam deveriam revisar esse tipo de decisão com mais transparência? Conte para a gente nas redes sociais do Voxel!